quinta-feira, 14 de junho de 2007

As fontes de Energia

O Universo é um reservatório de energia, repleto de fontes de energia e receptores de energia, por exemplo, o sol é a nossa fonte de energia e o nosso planeta é um receptor dessa energia.



A energia eléctrica produz-se em centrais nucleares, termoeléctricas e hidroeléctricas.

* Nas centrais termoeléctricas utilizam-se combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) para a produção de energia eléctrica.

Carvão: de todos o recurso mais abundante e mais poluente, uma vez que liberta dióxido de carbono, óxidos de enxofre, poluentes radioactivos e cinzas para a atmosfera.



Petróleo: mistura de hidrocarbonetos; grande responsável pela poluição atmosférica.



Gás natural: constituído por metano; o menos poluente; produz menos dióxido de carbono, óxidos de enxofre e cinzas.


* Nas centrais hidroeléctricas constroem-se barragens. A fonte de energia nestas é a água.

* Nas centrais nucleares, a fonte de energia utilizada é o urânio, o tório e o deutério.




As fontes de energia provenientes de combustíveis fósseis e nucleares designam-se por não renováveis, uma vez que a sua utilização a ritmo crescente pode originar o seu desaparecimento como recurso.


Actualmente, devido ao avanço tecnológico e cientifico, encontraram-se soluções, como a utilização de energias renováveis, das quais são exemplo a energia solar, eólica, das marés, biomassa, biogás, geotérmica, das ondas, …

Contudo, tudo tem aspectos negativos e positivos. É de se salientar que as energias renováveis consideram-se renováveis, provocam baixos impactos ambientais, contribuem para o emprego local e reduzem a importação de energia. Em contrapartida destas vantagens, temos as desvantagens: Têm rendimentos energéticos baixos porque a sua produção é variável e é difícil armazenar excedentes.

Prevê-se que no futuro haja um decréscimo na utilização de combustíveis fósseis e um aumento da utilização de energia renováveis e da energia nuclear.

1 comentário:

silviog disse...

Não faltou a energia nuclear neste quadro?